Comissão Europeia atinge objectivos na reunião do G20

0
100
Comissão Europeia atinge objectivos na reunião do G20

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou que foram atingidos os objectivos europeus para a cimeira do G20, que teve lugar em São Petersburgo, nomeadamente no combate à evasão fiscal.

 José Manuel Durão Barroso salientou, numa declaração conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que os membros do G20 chegaram a acordo em relação à troca automática de informação fiscal entre si, a partir de 2015, “tal como a UE defendia”.

 Durão Barroso disse que os parceiros do grupo reconheceram os efeitos positivos da resposta abrangente da Europa à crise.

 Os líderes europeus salientaram ainda o facto de o G20 ter decidido prorrogar até 2016 o regime de combate ao protecionismo no comércio internacional, o que consideraram uma “muito boa notícia”.

 Na cimeira do G20 foi igualmente adotado um plano de acção para o crescimento e emprego, dois eixos europeus para a recuperação da crise.

 A questão síria também foi um tema chave, ainda que não integrasse inicialmente a agenda, com a UE a salientar, numa reunião à margem dos trabalhos, a necessidade de dar resposta às necessidades humanitárias.

O G20 reúne as 20 economias mais desenvolvidas e emergentes no mundo.