Comércio dos países de língua portuguesa com o resto do mundo supera os 590 biliões de dólares

0
34
Comércio dos países de língua portuguesa com o resto do mundo supera os 590 biliões de dólares

O comércio anual entre os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) está cifrado em 13 biliões de dólares, disse segunda-feira em Luanda a ministra do Comércio de Angola, Idalina Valente.

  A ministra, que falava na abertura da 1ª reunião de ministros do Comércio da CPLP, disse ainda que as trocas comerciais dos oito países da CPLP com o resto do mundo supera os 590 biliões de dólares.
  Dizendo que as trocas comerciais entre os países da CPLP são ainda pouco expressivas, Idalina Valente adiantou que este en-contro de Luanda poderá servir para dar maior impulso ao comércio entre os oito países.
  A governante disse acreditar que melhorias no transporte marítimo e logística portuária ajudarão a ultrapassar o constrangimento no intercâmbio comercial entre os países da CPLP, ao mesmo tempo que a padronização do sistema de qualidade contribuirá para o crescimento do comércio multilateral.
Para preparar o encontro de Luanda, realizou-se na primeira semana de Maio, em Lisboa, uma reunião de peritos para a cooperação económica e empresarial da comunidade, que elaborou um relatório final que foi submetido ao Conselho de Ministros da organização para apreciação e adopção futura de medidas.