Comerciante português assassinado a tiro em Stilfontein

0
61
Comerciante português assassinado a tiro em Stilfontein

Comerciante português assassinado a tiro em StilfonteinO comerciante Rui Manuel Conceição Vieira, de 42 anos de idade, foi mortalmente baleado na noite da quarta-feira passada após ter encerrado a loja “BB Stores” no complexo mineiro de Stilfontein, nos arredores de Klerksdorp, na província do North West.

A fatídica ocorrência verificou- se pelas 20 horas, quando o comerciante português (natural de S. Mamede, Batalha, concelho de Leiria) depois de ter fechado o seu estabelecimento e já dentro do carro, se apercebeu que um portão do complexo estava aberto. Saiu da carrinha e quando fechava o portão foi baleado no estomago, tendo tombado no chão. Exigiram-lhe dinheiro, que a vítima não hesitou em entregar a carteira.

Apesar do ferido não ter oferecido resistência, os criminosos deram-lhe um segundo tiro na face. Estavam duas empregadas da loja na carrinha à espera que o patrão as levasse para o local onde apanham o táxi para regressar às suas residências, pelo que Rui Vieira tentou fugir para a viatura.

Foi então que os assaltantes dispararam mais cinco tiros. Atingido pelas sete balas, o malogrado Conceição Vieira morreu no local do crime. O complexo das minas de ouro de Stilfontein tem segurança privativa que, na altura do crime, estava em patrulha. O corpo foi recolhido pela Polícia que só cerca das 22 horas  omunicou à família. A vítima deixa viúva Vesta Vieira e quatro filhos menores: Shinique, Monique, Mischke e Ricardo, este de três anos de idade.

Rui Viera estava já há 16 anos na zona e há 3 no BB Stores, em cujo interior tinha deixado o dinheiro do movimento do dia. Veio para a África do Sul com a idade de 5 anos com os pais. Informação sobre o funeral na página 23 desta edição.