Cinco portugueses de Macau condecorados com a Medalha de Mérito das Comunidades

0
124
Cinco portugueses de Macau condecorados com a Medalha de Mérito das Comunidades

A médica Paula Pimenta, clinica no Hospital Conde São Januário, e a professora Cândida Pires, da Faculdade de Direito da Universidade de Macau são as duas mulheres condecoradas por Portugal na próxima quarta-feira, com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.

 De acordo com o cônsul-geral de Portugal em Macau, Vítor Sereno, a cerimónia de imposição das medalhas realiza-se na residência consular portuguesa a 20 de maio e o Secretário de Estado das Comunidade, José Cesário, outorga as condecorações em nome do Governo português.

 Além de Paula Pimenta e Cândida Pires, também os empresários da restauração António Neves Coelho e Jorge Mota, com espaços abertos na cidade há vários anos, serão distinguidos pelo Governo português.

 Portugal distingue ainda Augusto Nogueira, presidente da Associação de Recuperação de Toxicodependentes de Macau, uma das associações de referência no combate à toxicodependência no território.

 "Sinto muita honra que estes cidadãos portugueses sejam distinguidos pelo seu trabalho em Macau porque todos, cada um na sua área, têm contribuído, como muitos outros, para dignificar o nome de Portugal, fazer respeitar a comunidade portuguesa e promover a qualidade e a capacidade nacionais nas mais diversas áreas do conhecimento, do empreendedorismo, da ajuda ao próximo e, também importante, dos sabores da nossa gastronomia", assinalou Vítor Sereno.

 

* José Cesário condecorado pelo Governo luxemburguês

 

 O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, declarou-se honrado por ter sido agraciado pelo Governo luxemburguês com o grau de Oficial da Ordem do Mérito, numa cerimónia realizada quinta-feira na Embaixada do Luxemburgo em Lisboa.

 “Foi uma grande honra. Evidentemente que considero que é uma condecoração que, no fundo, se destina também quer às pessoas que têm colaborado comigo, deputados amigos, particularmente os deputados eleitos pela Europa, quer à própria comunida-de”, disse José Cesário à Lusa.

 Para o governante, trata-se de uma condecoração que “revela bem a excelência das relações do Luxemburgo com Portugal e com os portugueses”.

A Ordem do Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo é uma ordem honorífica criada em 1961 pela Grã-Duquesa Charlotte.