Chineses estão a pedir 117 vistos por dia para entrar em Angola

0
49
Chineses estão a pedir 117 vistos por dia para entrar em Angola

Os serviços consulares da embaixada de Angola na China concederam nos últimos seis meses 21 255 vistos de entrada ou 117 por dia de calendário a cidadãos chineses, na sua maior parte ligados a empresas a operar no mercado angolano, disse em Pequim a responsável daqueles serviços.

 Citada pela agência noticiosa angolana Angop, Luzia Maria Dias dos Santos justificou este movimento elevado de chineses com o facto de Angola estar a fazer vários contratos com empresas da China para cobrir as insuficiências que o país tem no âmbito do processo de reconstrução nacional.

 “É neste sentido que o número de chineses com interesses em Angola tem aumentado nos últimos tempos, numa média semanal à volta dos 1800 a 2000 vistos, proporcional ao aumento do número de empresas da China contratadas para obras em Angola”, frisou.

 “Além dos vistos solicitados por empresas contratadas, há as que pretendem efectuar uma prospecção do mercado, tendo em conta o interesse que Angola despertou a nível da actividade privada”, disse Maria Luzia Dias dos Santos.

 Os Serviços Consulares de Angola levam dois dias úteis para emitir um visto ordinário de turismo, enquanto vistos urgentes para fixação de residência e de trabalho são passados em 12 dias e os normais de trabalho são processados em 30 dias úteis.