China vai financiar construção da barragem de Mpanda Nkuwa

0
167
China vai financiar construção da barragem de Mpanda Nkuwa

China vai financiar construção da barragem de Mpanda NkuwaO Banco de Exportações-Importações da China (China Exim Bank) vai financiar o aproveitamento hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa, a ser construído a juzante da barragem de Cabora Bassa, informou o jornal O País citando o ministro da Energia.

O jornal adianta que a barragem tem um custo estimado em 2 mil milhões de dólares e acrescenta que o empréstimo de 2,3 mil milhões de dólares a ser concedido pelo China Exim Bank inclui a construção de uma linha de transmissão de energia até à capital Maputo. Citando ainda o ministro Salvador Namburete, o O País informa que a energia eléctrica em excesso produzida na barragem de 1350 megawatts,  cuja construção deverá ter início em 2020, será exportada para os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

"Devemos concluir as negociações do contrato de concessão com a Electricidade de Moçambique e outros clientes em Junho próximo para de seguida finalizarmos os contratos financeiros", disse Namburete, que acrescentou que todo este processo deverá ficar concluído até ao final do ano, "podendo a construção da barragem ter início entre Abril e Maio de 2010". O aproveitamento hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa será construído 60 quilómetros a juzante da barragem de Cabora Bassa prevendo o governo  e Moçambique que a sua construção possa fazer com que indústrias altamente consumidoras de energia possam investir em Moçambique.