China ultrapassa a Alemanha e já é o 1.º exportador mundial

0
89
China ultrapassa a Alemanha e já é o 1.º exportador mundial

China ultrapassa a Alemanha e já é o 1.º exportador mundialA China já é a maior exportadora mundial, ultrapassando a Alemanha no conjunto dos primeiros seis meses deste ano, de acordo com dados da Organização Mundial do Comércio, em Genebra.

Nos primeiros seis meses deste ano, a China exportou produtos no valor de 3,643 mil milhões de euros, contra 3,642 mil milhões de euros da Alemanha. Os Estados Unidos completam o pódio dos países mais exportadores. Em Agosto, a China exportou 778 milhões, contra 773 milhões da Alemanha.

Depois de ter ultrapassado os norteamericanos no princípio do ano, subindo ao segundo lugar no ranking dos países exportadores, a China ultrapassa agora os alemães pela primeira vez. A Organização Mundial do Comércio considera que o comércio mundial parou de cair e já dá sinais de recuperação, sendo a maior dúvida qual o cenário da retoma (uma subida pronunciada ou uma fase de crescimento lento) da economia mundial.

A crise, aliás, é apontada como a principal razão para a supremacia chinesa. Nos últimos anos, a economia alemã tem assente o seu crescimento nas exportações, que diminuiu por causa da crise mundial. Apesar da retoma nas exportações, mais visível a partir do segundo trimestre deste ano, a OMC mantém a previsão que  onta para uma redução de 10 por cento no fluxo do comércio mundial este ano.