China é um dos principais destinos das exportações portuguesas

0
44
China é um dos principais destinos das exportações portuguesas

As exportações portuguesas de mercadorias para a China cresceram 183,3% no primeiro semestre deste ano, transformando aquele país no décimo maior cliente de Portugal, à frente do Brasil, de acordo com dados divulgados em Lisboa pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 Nos primeiros seis meses deste ano, Portugal vendeu 440,6 milhões de euros em bens à China, quase o triplo dos 155,6 milhões que se havia registado no primeiro semestre de 2011, informou ainda o INE.
 As vendas de bens portugueses para China tiveram um crescimento significativo nos últimos anos, tendo em 2009 sido de apenas 97,3 milhões
Exportações portuguesa de euros.
 Isso permite à China integrar o grupo dos 10 principais destinos das mercadorias portuguesas, que continua a ser dominado pelos parceiros da Zona Euro (seis dos dez), por outros clientes tradicionais (Reino Unido e EUA) e por Angola (que continua a ser o quarto maior destino de Portugal.
 A China ultrapassou assim o Brasil como destino das exportações portuguesas, embora as exportações para o Brasil tenham também crescido no primeiro semestre deste ano a um ritmo significativo, 8,9%, praticamente o mesmo ritmo a que cresceram as exportações em termos médios (9%).
 Todos estes dados referem-se a valores nominais (ou seja, que não estão corrigidos para a inflação ou para efeitos cambiais).