Celebrações do Dia de Portugal encerraram na APF de Vanderbijlpark

0
183

 No domingo dia 17 de Junho, as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na área consular de Joanesbur-go, encerraram na APF de Vanderbijlpark, tendo sido também comemorado o Pa-drão que se encontra à frente das instalações da colectividade, bem como o hastear das bandeiras sul-africana e portuguesa, perante os escuteiros e com a presença do cônsul-geral de Portugal Francisco-Xavier de Meireles, que estava acompanhado pela sua esposa, Ana Leonor Meireles, os comendadores, Joe Quintal e José Valentim, bem como o presidente da Sub-Comissão das comemorações do dia de Portugal, Alexandre Santos.

 Durante a manhã, houve um pequeno torneio de Futebol entre os jovens, e um jogo entre os pais e filhos. Ao mesmo tempo disputava-se um torneio de ténis de mesa , em que foram vencedores Manny e Mário Dias, e em segundo lugar, José Ribeiro e Rui Dias.

 Neste almoço de fecho das festas do Dia de Portugal, cantaram e dançaram vários alunos da professora Rosa Vieira da escola portuguesa, o novo rancho folclórico daquela colectividade, liderado por Pedro Relva e o jovem artista da nossa colectividade Leandro Coimbra, que interpretou dois números em português, sendo um deles, “Jesus Cristo”.

 O declamador Henrique Mota recitou um poema do poeta José Régio, “Cântico Negro”, o qual foi muito aplaudido, pela sua interpretação.