CAN2015 na Guiné Equatorial Gabão, de Jorge Costa, estreia-se com vitória sobre Burkina Faso

0
52
CAN2015 na Guiné Equatorial Gabão, de Jorge Costa, estreia-se com vitória sobre Burkina Faso

O Gabão, orientado pelo técnico português Jorge Costa, derrotou sábado por 2-0 o Burkina Faso no segundo jogo da 30.ª edição da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), passando a liderar o Grupo A.

  Pela equipa liderada por Jorge Costa marcaram o avançado do Borussia Dortmund Pierre-Emerick Aubameyang, aos 19 minutos, e Malick Evouna, que actua no Wydad de Casablanca, aos 72.

  No jogo inaugural da competição, a anfitriã Guiné Equatorial empatou 1-1 com o Congo, deixando escapar a três minutos do final a vantagem de um golo conquistada no início da partida.

  A Guiné Equatorial foi escolhida para receber a edição de 2015 do CAN depois de Marrocos, a quem a organização da competição foi inicialmente atribuída, ter pedido sem sucesso um adiamento da competição, face à epidemia de ébola que assolou vários países de África Ocidental.

  Na cerimónia de abertura da competição, o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, manifestou a satisfação do país em acolher uma vez mais a CAN (o país acolheu pela última vez a competição em 2012), apesar das “críticas dos inimigos” do país.

  Ontem, domingo, estreou-se na competição a selecção de Cabo Verde, do grupo B, orientada pelo treinador português Rui Águas. O resultado registou uma igualdade de uma bola.

  Noutro desafio entre a Zâmbia e República Democrática do Congo, o resultado foi também de uma igualdade a uma bola.

 O CAN2015 conta com 14 futebolistas que jogam em Portugal.