Campeão de surf atacado por tubarões em Jeffreys Bay

0
40
Campeão de surf atacado por tubarões em Jeffreys Bay

O surfista australiano Mick Fanning, três vezes campeão do mundo, foi ontem atacado por dois tubarões durante a final do J-Bay Open, sexta prova do circuito mundial, na África do Sul, mas não sofreu lesões graves.

 As imagens de televisão mostram a aproximação de um tubarão por trás de Fanning, que se apercebeu da presença do predador e tentou afastar-se, mas acabou por ser derrubado da prancha.

 As motas de água da organização dirigiram-se de imediato para o local e resgataram o australiano, de 35 anos, campeão do mundo em 2007, 2009 e 2013, bem como o seu compatriota Julian Wilson, frente ao qual Fanning defendia a vitória alcançada em Jeffreys Bay no ano passado.

 "Ele veio e ficou preso no ‘leash’ [cabo que liga a prancha à perna]. Eu esperneava e gritava. Só vi uma barbatana. Não vi dentes. Estava à espera que os dentes vies-sem na minha direcção enquanto eu nadava. Dei-lhe um murro no dorso", disse Fan-ning a uma televisão, depois do incidente.

 A World Surf League (WLS), promotora do evento, que dis-se terem sido avistados dois tubarões perto dos surfistas no momento do ataque, co-meçou por suspender a final, mas acabou por anunciar o cancelamento definitivo da prova.

 "Estamos extremamente gratos por ninguém se magoado com gravidade. O comportamento de Mick e a ação rápida em face da terrível situação foi nada menos do que heroica e a resposta rápida do pessoal de segurança foi louvável (…). A segurança dos atletas é uma prioridade para a WSL e, após conversas com ambos os finalistas, decidimos cancelar o que resta da competição", lê-se em comunicado da organização.