Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana e Johannesburg Chamber of Commerce assinam protocolo cooperação

0
112
Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana e Johannesburg Chamber of Commerce assinam protocolo de cooperação

Teve lugar na sexta-feira, dia 10 de Julho, no 7.º andar da sede da Johannesburg Chamber of Commerce and Industry (JCCI), a assinatura de um protocolo entre esta Câmara a a Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana.

 Às 14h, a advocate Fay Mukaddam, presidente da JCCI,  deu as boas-vindas a todos os presentes e afirmou “muito obrigado a todos por estarem presentes. Hoje é um dia muito especial, embora com um ambiente um tanto ou quanto informal e intimista, mas muito importante. E espero que seja sempre assim a nossa relação, informal e próxima, pois nós, na JCCI, queremos ter uma cooperação e relação próxima da Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana e da comunidade portuguesa, que servirá de guia para ambos os nossos países e comunidades.

 Dá-me grande satisfação, enquanto presidente desta Câmara de Comércio, assinar este protocolo de cooperação e dar mais um passo para o progresso.”

 A presidente continuou ao atestar que “é o nosso 105º aniversário e será de forma inclusiva e de colaboração que as nossas relações serão pautadas”.

 Foi depois pedido à cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Luísa Fragoso que também interviesse. No seu discurso, a diplomata assegurou que “é um enorme prazer estar aqui para esta assinatura e este marco das relações económicas e sociais entre Portugal e a África do Sul. Temos estado a trabalhar arduamente para chegarmos a este ponto e apesar da Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana apenas existir há um ano, já deu grandes passos e percorreu um longo caminho. Apraz-me ver que estão todos empenhados em fazer desta parceria e deste protocolo de cooperação um sucesso, bem como da Câmara de Comércio portuguesa.

 Desejo-vos os maiores sucessos e felicidades futuras em todos os projectos conjuntos e individuais”, terminou a cônsul-geral de Portugal. 

 As intervenções públicas foram finalizadas com a de  Tony Rebelo de Oliveira, que agradeceu a todos estarem presentes. “A comunidade portuguesa está totalmente integrada na sociedade sul-africana e por isso é importante trazer profissionais e empresas e agrupá-los debaixo de um mesmo semblante e objectivo: o progresso e o crescimento. Esta assinatura hoje é isso mesmo, a vontade de cooperar e trabalhar em conjunto. A todos o meu muito obrigado pelo vosso trabalho e empenho e por este importante passo que hoje damos.”

  O protocolo foi assinado pela presidente da JCCI e pelo director executivo da Câmara de Comércio Luso-Sul-Africana, Manuel Moutinho, e em seguida houve alguns mo-mentos fotográficos.

 No final da cerimónia de assinatura, foram servidos cana-pés e alguns refrescos com os presentes a conversarem.