Caixa Geral de Depósitos passa a controlar 51% do Banco Caixa Geral Totta de Angola

0
67
Caixa Geral de Depósitos passa a controlar 51% do Banco Caixa Geral Totta de Angola

O grupo estatal financeiro português Caixa Geral de Depósitos passou a ser o maior accionista do Banco Caixa Geral Totta de Angola, depois de ter adquirido a posição indirecta que o Banco Santander Totta detinha no banco angolano, informou a instituição.

 Os dois grupos financeiros eram sócios da Partang, SGPS, uma sociedade gestora de participações sociais que detém 51% do Banco Caixa Geral Totta de Angola e na qual o grupo português detinha 51%.

Nos termos do acordo celebrado em Julho de 2009, o Banco Santander Totta e Santotta – Internacional SGPS exerceram agora a opção de venda da sua participação de 49% no capital social da Partang SGPS.

 Na sequência do exercício desta opção, a Caixa Geral de Depósitos passou a deter 100% do capital social da Partang SGPS, a qual por sua vez detém uma participação de 51% do capital social no angolano Banco Caixa Geral Totta de Angola.

 A parceria da Caixa Geral de Depósitos com o Banco Santander Totta surgiu depois do banco espanhol ter vendido 49% do Totta Angola a angolanos e decidido dividir o resto com o grupo estatal português.

 A CGD ficou com a gestão do banco angolano, instituição em que tinha ainda como sócios a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) com 25% e dois empresários angolanos, cada um com 12%.