Bruxelas saúda investimento anunciado por Portugal na Agenda Digital

0
150
Comissão Europeia

Comissão EuropeiaA Comissão Europeia vê com bons olhos o investimento anunciado por Portugal na Agenda Digital portuguesa, na ordem dos 2,5 mil milhões de euros até 2012, por considerar que esse esforço terá “efeitos benéficos imediatos” na recuperação económica.

 Na segunda-feira (20 de Setembro), o Governo português apresentou a Agenda Digital portuguesa até 2015, anunciando um investimento avultado nas áreas das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e designadamente nas redes de nova geração, precisamente uma das primeiras apostas de Bruxelas na aplicação da Agenda “europeia”.
 Jonathan Todd, porta-voz da comissária europeia responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, reafirmou a convicção de Bruxelas de que “estas novas redes estimularão a procura e colocarão ao dispor da indústria ferramentas que as ajudará a tornarem-se mais competitivas”.

 Sobre o investimento de Portugal nas tecnologias, o mes-mo responsável lembrou que “a Comissão considera que todo o investimento em infraestruturas e mudanças para alcançar as metas da agenda digital terão um efeito benéfico imediato na recuperação económica”.
Na apresentação do plano, o primeiro ministro José Sócrates também disse que a aposta “nas áreas das tecnologias de informação e comunicação é absolutamente decisiva para o sucesso da economia” portuguesa.
 Também o secretário de Es-tado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, defendeu a ideia de investimento em redes de nova geração com vista à criação de serviços “exportáveis”, afirmando que terão “uma forte influência.