Bristol homenageou o Porto dando o nome da cidade portuguesa a um cais

0
151
Bristol

BristolA cidade inglesa de Bristol homenageou na quarta-feira o Porto através da inauguração de um cais com o nome da cidade portuguesa.

 Porto Quay (Cais do Porto) é o nome da nova infra-estrutura do cais ribeirinho de Bristol, inaugurado pelo embaixador de Portugal em Londres, António Santana Carlos, e pelo Lord Mayor de Bristol, Councillor Christopher Davies, informou a Câmara do Porto.

 O cais terá uma “Marina Porto” e a sua envolvente urbana incluirá um empreendimento cujos edifícios serão identificados por nomes alusivos ao Porto (Camelia, Douro, Invicta, Rabelo e Henry the Navigator), de acordo com sugestões feitas pela autarquia portuense.

 A homenagem surge no ano em que se assinalam os 25 anos de amizade entre as duas cidades, geminadas desde 1984.

 Impossibilitado de comparecer nessa cerimónia, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, enviou uma mensagem escrita onde agradece a “grande honra” da atribuição do nome Porto ao novo cais de Bristol.
 O autarca assegura que a colaboração entre as duas cidades é para continuar e, de acordo com o comunicado da autarquia, está previsto que, até Dezembro, um técnico da Câmara do Porto se desloque àquela cidade inglesa, “com o objectivo de serem discutidas as áreas de cooperação prioritárias para 2010”.

 Em causa está, segundo Rui Rio, “a educação, nomeadamente a promoção da língua inglesa e da sua aprendizagem, a cultura, através da promoção de leitura de auto-res portuenses em Bristol, e as acessibilidades para pessoas com deficiências, através do estudo de boas práticas desenvolvidas e adoptadas por aquela cidade”.

 O Porto recebe, todos os anos, um grupo de cidadãos de Bristol em missões bila-terais que promovem o Porto e a Região Norte. A Associa-ção de Amizade Porto-Bristol lançou este ano um blogue (www.mytb.org/Porto-Bristol-Associacao) com notícias sobre as actividades que organizam, para promoverem a co-operação e divulgação.