Brasil recupera turismo internacional

0
326
Brasil recupera turismo internacional

Brasil recupera turismo internacional O Brasil atraiu 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010, informou o Ministério do Turismo, ao destacar que o país voltou ao patamar pré-crise de 2008 recuperando a atracção internacional.

 O número de turistas estrangeiros que foram ao Brasil, em 2010, aumentou em 7,5 por cento em relação a 2009, ano em que 4,8 milhões de estrangeiros entraram no país.
 Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, este é o melhor resultado de ingresso de turistas estrangeiros desde 2005.

 “O papel do governo é o papel de fomento e a resposta do sector privado está a começar a aparecer. Depende-mos da ampliação de oferta de voos, temos que aumentar a conectividade e trabalhar com nossas companhias aéreas para que escutem os mercados”, afirmou Moysés ao enfatizar a necessidade de o Brasil avançar no turismo internacional.

 Actualmente, a maior parte dos turistas é da América do Sul, com destaque para a Argentina, com 1,3 milhões de turistas. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar com metade.
 Um turista estrangeiro gastou em média no Brasil 1.146 dólares em 2010 e o tempo de permanência é de cerca de 10 dias.
 O Brasil tem atraído a atenção internacional, pela visibilidade da política externa brasileira como também pelos futuros eventos que irá acolher, como o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos.

 O nordeste brasileiro, responsável pelo segmento do turismo conhecido como “sol e praia”, ainda sofre com a falta de voos comerciais diretos, porque todos têm que passar por São Paulo ou Rio de Janeiro.
 “Comemoro o resultado bastante positivo, mas continua o desafio de promover o Brasil fora e, internamente, investir em infraestrutura com o setor público e privado”, segundo o responsável.

 O presidente da Embratur falava à imprensa à margem da feira de turismo BRITE 2011 (Brazil Internacional Tourism Exchange, na sigla em inglês).
De olho nos grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro irá acolher nos próximos anos, as empresas de turismo querem propor acções específicas para atender ao mercado internacional.

 Cerca de 50 mil pessoas visitaram a feira BRITE durante os três dias de evento. E a expectativa era fechar negócios da ordem de 250 milhões de dólares (170 milhões de euros).