Brasil: Lula da Silva quer compartilhar programas sociais com América Latina e continente africano

0
67
Inácio Lula da Silva

 Inácio Lula da SilvaO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse  que deseja compartilhar os programas sociais de seu Governo com os países da América Latina e África, depois de concluir o seu mandato, em Janeiro de 2011.

 “Obviamente, o que nós queremos é que as pessoas conheçam o que estamos fazendo, para adaptarem, em função da realidade deles, os programas, do jeito que entenderem que os devam colocar em prática”, afirmou Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
 “Minha intenção não é impor a minha cartilha a ninguém, mas apenas dizer: olha, no Brasil, fizemos dessa forma e deu resultados”, sublinhou.
 Ao comentar a série de visitas feitas recentemente a países africanos, Lula da Silva salientou que o Brasil tem uma dívida histórica com o continente.
 “É muito importante para o Brasil fazer essas viagens porque, primeiro, tem compromissos históricos, compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver”, disse.

 “O Brasil tem uma dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e ajuda”, afirmou.

 Lula da Silva salientou os projectos desenvolvidos pela estatal Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Gana e lembrou que a balança comercial entre o Brasil e a África passou de cinco mil milhões de dólares, em 2002, para 26 mil milhões de dólares, no ano passado.
 O presidente brasileiro visitou Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quénia, Tanzânia, Zâmbia e África do Sul.