Brasil investe 40 biliões de euros no Mundial de 2014

0
64
Brasil investe 40 biliões de euros no Mundial de 2014

Brasil investe 40 biliões de euros no Mundial de 2014Os investimentos em infra-estruturas nas 12 cidades brasileiras seleccionadas para receber os jogos do Mundial de futebol de 2014 devem ascender a cerca de 110 mil milhões de reais (39,7 mil milhões de euros), nos próximos anos.

A projecção é da Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústria de Base (ABDIB), que considera a construção, reforma ou ampliação de estádios, auto-estradas, aeroportos e até uma ligação ferroviária de alta velocidade (TGV). Um dos maiores investimentos será a construção de um TGV ao longo dos 450 quilómetros que separam as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, provavelmente futuros locais da cerimónia de abertura e da final do Mundial 2014.

O projecto do TGV, ainda em fase de estudo pelo Governo brasileiro, deverá custar cerca de 11 mil milhões de euros e já desperta o interesse de grandes grupos internacionais. Entre as 12 cidades seleccionadas pela FIFA para acolher os jogos do Mundial, São Paulo deverá liderar a lista dos investimentos em infra-estruturas, com cerca de 32 mil milhões de reais (11,6 mil milhões de euros). Um dos principais objectivos dos investimentos será ordenar o caótico trânsito da maior cidade brasileira, com a ampliação do actual sistema de transportes públicos.

Os investimetos incluem igualmente a construção de autoestradas, túneis e a ampliação do actual aeroporto internacional de São Paulo, com a construção de uma ligação ferroviária até à cidade. Actualmente, São Paulo é o principal destino turístico da América do Sul, com 11 milhões de visitantes por ano, núme-ro que deverá aumentar em 600.000 apenas no período do Mundial 2014. No Rio de Janeiro, a projecção é de que o Maracanã, Estádio da final do Mundial de 1950, receba investimentos na ordem dos 430 milhões de reais (155,2 milhões de euros) para as adaptações necessárias às exigências da FIFA. As outras cidades seleccionadas pela FIFA para receber os jogos do Mundial 2014 são Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal e Cuiabá.