Brasil facilita concessão de vistos para trabalhadores estrangeiros

0
66
Brasil facilita concessão de vistos para trabalhadores estrangeiros

Brasil facilita concessão de vistos para trabalhadores estrangeirosO Governo brasileiro quer facilitar a concessão de vistos de trabalho para estrangeiros com o objectivo de atender à procura do país por mão de obra especializada, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil, Fernando Pimentel.

 A facilitação da entrada de engenheiros e de outros profissionais é uma medida de curto prazo para enfrentar a escassez de mão de obra que afeta setores como a indústria e a construção.
 No futuro, o governo quer preencher essas vagas com mão de obra local, formada com a ajuda do programa que vai oferecer 100 mil bolsas de estudos para especialização.

 “Até acontecer isso [formar mão de obra brasileira em escala suficiente para atender à procura], estamos estudando a facilitação dos vistos de trabalho, porque hoje é muito difícil conseguir autorização para trabalhar no Brasil”, reconheceu o ministro num encontro em São Paulo com a imprensa estrangeira.
 Além do MDIC, participaram na discussão os ministérios do Trabalho e das Relações Exteriores. Segundo Pimentel, “é quase consenso” que o país precisa mudar o seu sistema de vistos.

 O ministro afirma que as principais reivindicações partem das próprias empresas, citando como exemplo as multinacionais brasileiras que estão em Portugal e em Espanha e que, com a crise europeia, te-riam interesse em transferir quadros para o Brasil.
 O Governo ainda não sabe se fará uma mudança generalizada na concessão de vistos de trabalho ou se dará prioridade a sectores específicos, em que realmente há falta de mão de obra. Pimentel também não estipulou um prazo para as mudanças.

 Há algumas semanas, o governo brasileiro já havia anunciado que incentivará a vinda de investigadores estrangeiros que ficaram desempregados em universidades euro-peias e norte-americanas em decorrência da crise económica.

 As medidas fazem parte da nova investida do governo brasileiro para dar competitividade à indústria nacional.O  Brasil anunciou um pacote de incentivos que inclui redução de impostos e incentivos às exportações e à inovação.