Brasil campeão olímpico de futebol

0
96
Brasil campeão olímpico de futebol

O Brasil sagrou-se campeão olímpico em futebol masculino, ao derrotar no sábado a Alemanha por 5-4, após a marcação de grandes penalidades.

  No Estádio Olímpico, o Brasil foi o primeiro a marcar, num livre fabuloso de Neymar aos 27 minutos. Um remate “à gaveta” que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes germânico

  A Alemanha respondeu como pode ao teórico favoritismo dos brasileiros, nem que seja porque os canarinhos jogavam em casa.

  Depois de três bolas ao ferro, os alemães conseguiram mesmo chegar ao golo. Max Meyer, aos 59 minutos, apontou o tento que repôs a igualdade no encontro, na sequência de uma bonita jogada colectiva.

  A partir do momento em que chegaram ao golo, os germânicos sofreram uma quebra visível em termos físicos, e o Brasil aproveitou para atacar com maior perigo.

  A verdade é que os noventa minutos terminaram com o empate no marcador, o que obrigou ambas as equipas a disputarem um prolongamento.

  Nos trinta minutos adicionais o Brasil continuou por cima da Alemanha, um verdadeiro massacre, mas os germânicos deram boa resposta e podiam inclusivamente ter sentenciado a partida.

  Sem conseguirem visar as balizas novamente, Brasil e Alemanha viram-se obrigados a discutir o título nas grandes penalidades. Na lotaria dos penaltis foi o Brasil que levou a melhor, convertendo com sucesso cinco remates, a totalidade, contra quatro dos germânicos.

  Neymar bateu o penalti decisivo (e chorou) e deu o primeiro título olímpico ao Brasil, o tal que faltava no palmarés. A equipa canarinha sucede ao México, que tinha conquistado o ouro em 2012.

  A Alemanha ficou com a medalha de prata e a Nigéria com a de bronze.