Bolsa de Valores com capitalização de 472 milhões de dólares

0
40
Bolsa de Valores com capitalização de 472 milhões de dólares

Os 21 títulos admitidos à cotação na Bolsa de Valores de Moçambique apresentavam no final de 2011 uma capitalização bolsista de 472 milhões de dólares, de acordo com o jornal moçambicano Correio da Manhã.

 Além de emissões de Obrigações do Tesouro, estão ainda cotadas naquela bolsa os títulos representativos do capital social de nove instituições bancárias e de quatro empresas não-financeiras, sendo neste caso uma das emissões de papel comercial.
 Citando uma fonte do Ministério das Finanças, o jornal escreve que apesar de a Bolsa de Valores de Moçambique ter sido criada em 1998, “são ainda poucos os títulos cotados, embora com tendência crescente”.
Além dos agentes tradicionais como a banca, seguros e locação financeira, o sector financeiro de Moçambique conta igualmente com a contribuição de outros intermediários e auxiliares financeiros de menor dimensão em termos de activos envolvidos.

 São casos concretos as casas de câmbio e outros operadores de comércio parcial de câmbios, como hotéis e agências de viagem, entidades não monetárias habilitadas para a concessão de crédito cujos recursos provêm das contribuições dos associados ou de donativos, sociedades de gestão e financiamento para promoção de pequenas e médias empresas, administradoras de compras em grupo, sociedades emitentes ou gestoras de cartões de crédito, correctoras de seguros, instituições de moeda electrónica, gestoras de capital de risco, operadores de microcrédito e escritórios de representação de instituições de crédito.