Benfica vence Sporting e ganha Taça da Liga

0
86
Taça da Liga

Taça da LigaLucílio Baptista pede desculpa ao Sporting, Benfica, técnicos e adeptos. O árbitro reconhece o erro na final da Taça da Liga, em entrevista à SIC. «Não tive um domingo fantástico, reconheço que foi uma análise mal feita. É falso que o meu assistente me tenha dito que não era penalty, disse que não viu. Vi o lance no hotel, à noite, e fiquei muito chateado», contou.

«O meu domingo não foi fantástico, mas não tive medo de sair de casa. Estou aqui, perante os adeptos do futebol para asumir um erro. Sou uma pessoa responsável e honesta. Reconheço que foi uma análise mal feita», declarou Lucílio Baptista, respondendo a Paulo Bento, que o acusou na véspera de ter «um bom dia», ao contrário dos jogadores do Sporting. O árbitro explicou depois o lance da grande penalidade, dizendo-se convencido, no momento, da existência de irregularidade.

«O que vi foi o Di Maria a tentar passar a bola por cima do Pedro Silva. Do ângulo em que estava, fico com a certeza de que a bola é desviada com o braço, não tenho a menor dúvida.» De seguida, Lucílio Baptista explicou a conversa que teve com os árbitros assistentes. «É falso que o meu assistente [José Cardinal, perto da área do Sporting] me tenha dito que não era penalty.

O que me disse foi que não viu. Apesar de ter tido a certeza, pedi ajuda ao meu assistente, que me disse que não viu. O assistente do outro lado vê pelo meu ângulo, por iso confirma. Sou enganado pela trajectória da bola. O que os jogadores do Sporting ouvem dizer é que ele não viu», acrescentou, dizendo que teve de decidir no momento, sem acesso às 18 câmaras que a SIC teve ao seu dispor para transmitir o jogo.

Lucílio Baptista disse não se ter apercebido do gesto com a mão de Paulo Bento, em que sugere estar a ser roubado, tal como da gravidade do empurrão de Pedro Silva, quando o jogador do Sporting é expulso. O árbitro manteve em segredo o que escreveu no relatório. «Estou a dar a cara, não estou contente. Não passei um bom domingo nem vou passar uma boa semana. Ninguém erra deliberadamente. Entrei no jogo com o melhor espírito, mas o erro está atrás de nós», concluiu.