Benfica e V. Guimarães fecham lote de semifinalistas da Taça de Portugal

0
102
Benfica e V. Guimarães fecham lote de semifinalistas da Taça de Portugal

O Benfica desfez o sonho do Leixões, ao golear a equipa da II Liga por 6-2, com um ‘hat-trick’ do grego Mitroglou, para avançar para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, nas quais também está o Vitória de Guimarães.

  Um dia depois da ‘surpreendente’ eliminação do Sporting, que perdeu por 1-0 em casa do Desportivo de Chaves, o outro grande ainda em prova demonstrou-se inabalável no seu intento de passar às meias-finais. Ao contrário dos vizinhos da Segunda Circular, o Benfica dominou o jogo como quis, para derrotar um combativo Leixões, por expressivos 6-2.

  Numa luta desigual, o ‘todo-poderoso’ líder da I Liga cedo quebrou a resistência do antepenúltimo classificado da II Liga, com Pizzi a abrir o marcador, aos 21 minutos.

  André Almeida (31) e o brasileiro Jonas (38) ampliaram a vantagem do Benfica, mas foi o grego Mitroglou quem transformou o triunfo em goleada, com um ‘hat-trick’, (60, de grande penalidade, 71 e 90+1).

  Para o Leixões, restou a consolação de ver o brasileiro Porcellis bisar (44 e 67) diante do campeão na-cional.

  O Benfica marcou assim encontro com o Estoril-Praia, que afastou a Académica ao ganhar por 2-1, nas meias-finais da Taça de Portugal, que serão disputadas a duas mãos.

  Num dia sem surpresas, o Vitória de Guimarães sofreu, mas confirmou o favoritismo, ao vencer na visita ao Sporting da Covilhã, com um golo solitário de Hernâni.

  Na noite gelada da Covilhã, os vimaranenses encontraram mais dificuldades do que as esperadas para se imporem à equipa da II Liga, tendo de esperar pelo minuto 79 para, finalmente, festejarem o apuramento para as meias-finais.

  Coube a Hernâni ser o herói do jogo: depois de ter acertado no poste no primeiro tempo, o avançado português acabou por fazer o único golo numa altura em que era a formação da casa a dominar.  Na próxima fase, o Vitória de Guimarães, que venceu a Taça de Portugal em 2013 frente ao Benfica, joga o acesso à final com o Desportivo de Chaves.