Benfica e Sporting recuperam terreno face ao deslize do FC Porto frente ao Desportivo das Aves

0
70

O Benfica, com uma goleada ao Vitória de Setúbal, e o Sporting, com vitória em Paços de Ferreira, aproveitaram na perfeição o ‘tropeção’ de sábado do FC Porto e deixam a I Liga de futebol relançada.

A seis dias de um ‘clássico’ no Dragão, o FC Porto – Benfica, a 12.ª jornada deixa a equipa ‘azul e branca’ ainda a liderar, com 32 pontos, mas agora com os rivais bem à vista: o Sporting tem 30 e o Benfica 29.

O jogo da noite, no Estádio da Luz, foi a ocasião ideal para a ‘alma’ benfiquista regressar, após o desalento que tem sido a campanha da Liga dos Campeões. A catarse passou pela goleada de 6-0 ao Vitória de Setúbal, com Jonas a ‘bisar’ e a chegar ao seu centésimo golo Benfica.

Com dois golos, aos 39 e 66, e ainda a assistência para o golo de Zivkovic, aos 87, o goleador brasileiro reforça-se como o ‘artilheiro’ do ano, com 15 golos em 12 jornadas. Um ano excecional para o avançado, que não deixa de ‘facturar’ há dez rondas, um recorde absoluto na prova.

Luisão (7), Salvio (48) e André Almeida (68) completaram a goleada, que deixa tetracampeão evidentemente moralizado para a difícil deslocação da próxima ronda.

No Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, a vitória do Sporting foi tangencial, por 2-1, mas sem contestação, com os pacenses a reduzir apenas aos 90, por Marco Baixinho.

Antes, o argentino Battaglia, aos 20, e Gelson Martins, aos 75, deram expressão ao domínio ‘leonino’. O Sporting, tal como o FC Porto, continua sem perder para o campeonato e recebe sexta-feira o Belenenses com opções de liderança, se o FC Porto não ganhar.

No outro jogo do dia, o lanterna-vermelha Estoril estreou o treinador Ivo Vieira, na Madeira – que o técnico bem conhece. Um começo pela positiva, ao impor um ‘nulo’ ao Marítimo, atual quarto posicionado do campeonato.

O Estoril, que quebrou uma ‘série negra’ de oito derrotas, iguala em pontos o Moreirense, com sete, e fica a dez de Setúbal e Aves, as primeiras equipas acima da linha de manutenção.

A 12.ª jornada só termina segunda-feira, com programa duplo envolvendo os minhotos da Liga Europa: Sporting de Braga-Feirense e Rio Ave-Vitória de Guimarães, com os bracarenses em busca de se isolarem no quarto lugar.