Benfica e FC Porto vencem e deixam tudo igual na frente da I Liga

0
51
Benfica e FC Porto vencem e deixam tudo igual na frente da I Liga

O líder Benfica manteve sábado os seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo, numa 16.ª jornada da I Liga de futebol em que os dois principais candidatos ao título somaram sem grandes dificuldades vitórias caseiras.

 No Estádio da Luz, o Benfica bateu o Vitória de Guimarães, por 3-0, e no Dragão o FC Porto recebeu e venceu o Belenenses por igual resultado.

Frente ao terceiro classificado da prova, um golo do brasileiro Jonas, logo aos 13 minutos, permitiu ao Benfica adiantar-se no marcador, tendo o holandês Ola John, aos 54, e o argentino Gaitán, aos 89, ampliado a contagem e conferido uma vitória tranquila à equipa comandada por Jorge Jesus.

 Na perseguição continua o FC Porto, que ultrapassou o Belenenses com golos do colombiano Jackson, aos 10 mi-nutos, do espanhol Oliver Torres, aos 47, e do brasileiro Evandro, aos 90+3.

 Com o tento de sábado, Jackson passou a somar 13 na I Liga desta temporada e reforçou a liderança da lista dos melhores marcadores, tendo agora mais quatro que Talisca (Benfica) e Maazou (Marítimo).

Em Coimbra, a Académica esteve perto de garantir a sua primeira vitória caseira na competição, mas um golo de Vasco Rocha nos descontos permitiu ao Paços de Ferreira empatar 2-2.

 Um golo de Marcos Paulo, aos 50 minutos, na conversão de uma grande penalidade, colocou a Académica na frente, Rafael Amorim, aos 59, recolocou a partida empatada, Lucas Mineiro, aos 82, deu nova vantagem à equipa de Coimbra e Vasco Rocha, no quarto minuto de compensação, estabeleceu o empate final.

 O empate permitiu à Académica, que tem apenas uma vitória na prova, ascender apenas uma posição, para o 15.º lugar, com 12 pontos, tendo os pacenses subido igualmente um lugar, sendo agora sétimos com 23.

 Um golo de Tanaka, nos descontos, deu ontem ao Spor-ting um triunfo por 1-0 no terreno do Sporting de Braga e permitiu aos ‘leões’ isolarem-se no 3.º lugar da I Liga de futebol, à 16.ª jornada.

 O avançado japonês, que substituiu o colombiano Mon-tero aos 79 minutos, marcou de livre directo, aos 90+5 minutos, e fez o seu primeiro golo no campeonato impondo ao Sporting de Braga a primeira derrota em casa.

 

 Com este triunfo, o terceiro consecutivo, o Sporting isolou-se no terceiro lugar, com 33 pontos, menos dez do que o líder, o Benfica, e menos quatro do que FC Porto, segundo. O Sporting de Braga manteve a quinta posição, com 28, menos três do que o Vitória de Guimarães.