Bancos portugueses são muito sólidos

0
74
Bancos portugueses são muito sólidos

Bancos portugueses são muito sólidosO presidente do Fundo de Estabilização Financeira Europeu disse numa entrevista ao diário francês Le Monde que os bancos portugueses são “muito sólidos” e que a situação nacional é “muito diferente” da irlandesa.

 As declarações foram feitas numa entrevista, na qual Klaus Regling afirmou que está em contactos com vários investidores institucionais e com fundos soberanos asiáticos para encontrar as verbas necessárias para a ajuda à Ir-landa e garantiu estar “confiante” no sucesso da tarefa.
 Regling sublinhou que o financiamento irlandês está ga-rantido até meados do ano que vem e revelou ainda que a análise das contas dos bancos irlandeses deverá demorar duas semanas, mas que os contactos para angariar as verbas necessárias será mais rápida – 5 a 8 dias.

 Uma equipa de peritos do Fundo Monetário Internacio-nal e da União Europeia chegou na quinta-feira a Dublin e teve  reuniões com as autoridades irlandesas para aferir da situação financeira do país e do sector bancário.

 As declarações de Regling surgiram no dia em que vários documento de análise de bancos e consultores deram como possível que Portugal fosse o próximo alvo dos mercados internacionais, depois da Irlanda aceitar a oferta de ajuda do Fundo de Estabilização Financeira Europeu.