Bancos portugueses já devem 46 biliões de euros ao BCE

0
117
Bancos portugueses já devem 46 biliões de euros ao BCE

O financiamento dos bancos portugueses junto do Banco Central Europeu voltou a aumentar em Dezembro, 311 milhões de euros face a Novembro, para os 46 mil milhões de euros, tendo o financiamento a mais longo prazo atingido máximos históricos.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, o financiamento dos bancos portugueses junto do BCE atingiu no final de Dezembro os 46.002 milhões de euros.
 Em Novembro este valor total – somando os valores referentes ao crédito através dos diferentes mecanismos de cedência de liquidez do BCE – atingia os 45.691 milhões de euros e em Outubro 45.540 milhões de euros.

 O aumento verificado foi mais pronunciado no mecanismo de operações de refinanciamento de prazo alargado.
 Apesar da redução pronunciada na liquidez obtida junto das operações principais de financiamento (a uma semana com juro de 1 por cento), que baixou de 11.662 milhões de euros no final de Novembro para 6.972 milhões de euros em Dezembro, este valor foi mais do que compensado pelo aumento de 5.005 milhões de euros nas operações de financiamento de prazo alargado.

 Esta via de financiamento atingiu assim os 39.026 milhões de euros, o valor mais alto de que há registo.
A influenciar este resultado deverá estar também a oferta de financiamento a três anos – a primeira – pelo BCE, realizada precisamente em Dezembro, através da qual o banco central emprestou aos bancos europeus cerca de 489,2 mil milhões de euros.