Banco Nacional de Angola reconhece abrandamento da actividade económica

0
60
Banco Nacional de Angola reconhece abrandamento da actividade económica

A Comissão de Política Monetária do Banco Nacional de Angola constatou, “com preocupação”, o abrandamento do nível de actividade económica em alguns sectores, pode ler-se no comunicado divulgado pelo banco central.

 Em face desta constatação, que não é elaborada de forma mais pormenorizada no comunicado, a Comissão decidiu manter inalteradas as taxas de juro de referência, caso da Taxa BNA que permaneceu em 10,50%.

 A taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez foi mantida em 12,50% e a de absorção de liquidez em 1,75%, ainda de acordo com o comunicado do banco central angolano.

Dados preliminares divulgados pelo BNA indicam que de Janeiro até Outubro passado o crédito à economia cresceu 12,23% em termoo homólogos.

 Em Outubro, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 1724,00 milhões de dólares no mercado cambial, das quais 1550,86 milhões de dólares ao BNA e no mercado primário a taxa de câmbio média de referência no mês de Outubro manteve-se está-vel face ao mês anterior, tendo-se situado em 135,308 kwanzas por dólar.