Banco Nacional de Angola realizou primeiro leilão de divisas a prazo

0
15

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou na quarta-feira o seu primeiro leilão de divisas a prazo, disponibilizando 25 milhões de dólares (21 milhões de euros) com liquidação efectiva em 30 dias (D+30), informou a instituição.

  Segundo um comunicado divulgado na sua página de Internet, o leilão estava aberto à participação de todos os bancos comerciais, nas mesmas condições que se aplicam aos actuais leilões de moeda estrangeira.

  Com os leilões a prazo, o BNA pretende “conferir maior previsibilidade ao mercado cambial e contribuir para a evolução informada da taxa de câmbio”, com vista a estabelecer um mercado de futuros cambiais no sistema financeiro angolano.

  “Em consequência, os bancos comerciais terão melhores condições de negociar vendas a prazo aos seus clientes, transmitindo desta forma maior segurança ao mercado no que diz respeito à disponibilidade de moeda estrangeira bem como à taxa de câmbio aplicável, servindo assim para mitigar o risco cambial nas transacções cambiais, em particular nas operações de comércio externo”, explica o banco central.

  Entre Janeiro e Setembro, o BNA vendeu aos bancos comerciais 3,3 biliões de dólares (2,8 milhões de euros), cerca de metade do valor registado no período homólogo (6,8 biliões  de dólares ou 5,8 milhões de euros), voltando a bater mínimos históricos.

  No ano passado, o BNA vendeu um total de 8,3 biliões  dólares (7 biliões de euros) de divisas, o pior registo desde 2009, quando foram disponibilizados ao mercado 10,6 biliões de dólares (9 bi-liões  de euros), segundo o mapa consolidado de venda de divisas.