Banco Nacional de Angola liberaliza operações com moeda estrangeira

0
45
Banco Nacional de Angola liberaliza operações com moeda estrangeira

O Banco Nacional de Angola (BNA) autorizou os bancos que operam no país a voltar a importar, exportar e reexportar divisas, sem autorização prévia, de acordo com um aviso do banco central com data de 29 de Janeiro.

 “As instituições bancárias estão autorizadas, no âmbito do seu objecto social, a importar, exportar e reexportar moeda estrangeira, bem como cheques de viagem, sem autorização prévia do BNA”, lê-se no aviso, que entrou em vigor a 29 de Janeiro e que o banco central justifica com a “necessidade de se reajustar a regulamentação” sobre estas operações.

 O anúncio desta medida surge numa altura em que a moeda nacional, o kwanza, segue em forte desvalorização cambial, com o dólar norte-americano a registar grandes subidas no mercado informal, sendo o aumento da facilidade dos bancos no acesso as operações com dólares visto como uma forma de travar a disparidade entre a moeda norte-americana e o kwanza.

 As limitações introduzidas em Janeiro de 2014 visavam nomeadamente travar o branqueamento de capitais, através de Angola.

 De acordo com os mais recentes dados do BNA, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 2092 milhões de dólares em Dezembro último.

 Deste total, 1783 milhões de dólares foram vendidos pelo BNA, em leilões, aos bancos comerciais, tendo 309 milhões de dólares sido adquiridos aos respectivos clientes.