Banco Mundial concede crédito de 81,7 milhões de dólares

0
97
Banco Mundial

Banco MundialO Banco Mundial vai conceder um crédito de 81,7 milhões de dólares a Angola, para financiar obras públicas locais e prestar assistência técnica a entidades públicas, civis e agentes económicos, informou a instituição em Washington.

A primeira componente do projecto tem como objectivo “financiar a recuperação e construção de obras públicas básicas e a aquisição de bens essenciais em resposta a planos de desenvolvimento locais e através de concessões municipais”.
 Para assegurar o melhor funcionamento das infra-estruturas, adianta o Banco Mundial em comunicado, o projecto prevê a criação de comissões de operação e de manutenção.

 O crédito a Angola tem uma maturidade de 20 anos e um período de carência de 10 anos.
 A segunda componente do projecto é o desenvolvimento económico local, através da melhoria de “capacidades de criação de negócios e participação nos mercados para grupos de produtores seleccionados”, através de assistência técnica.

 Os beneficiários desta assistência serão os municípios, na preparação das suas estratégias de desenvolvimento local, províncias, Fundo de Apoio Social, grupos de produtores e prestadores de serviços de desenvolvimento de negócio e ainda divulgadores de esquemas de microfinança.
Finalmente, o projecto visa o fortalecimento de instituições locais, públicas e privadas, quanto a capacidade de planeamento, gestão e acompanhamento de serviços públicos básicos e gestão de despesas.