Banco de Moçambique mantém taxas de juro

0
100
Banco de Moçambique mantém taxas de juro

O Banco de Moçambique manteve inalteradas as principais taxas de juro de referência, nomeadamente a de facilidade permanente de cedência de liquidez em 8,25%, informou o banco central em comunicado divulgado .

 A outra taxa, de facilidade permanente de depósitos, foi mantida em 1,50% e o coeficiente de reservas obrigatórias em 8,0%.

 A Comissão de Política Monetária do banco central moçambicano decidiu ainda intervir no mercado interban-cário a fim de assegurar que a massa monetária em circulação não ultrapasse 48 023 milhões de meticais no final de Junho corrente.

 As taxas de juro do Banco de Moçambique têm-se mantido inalteradas desde Outubro de 2013, quando a da facilidade permanente de cedência de liquidez foi reduzida em 50 pontos base para 8,25%.

 

 No comunicado, a Comissão de Política Monetária informa que o índice de preços no consumidor das três principais cidades – Maputo, Beira e Nampula – caiu 0,35% em Maio, sendo esta a primeira vez este ano que os preços caiem ao invés de subirem.