Banco de Angola aumenta venda de divisas para satisfazer procura

0
9
Banco de Angola aumenta venda de divisas para satisfazer procura

O Banco Nacional de Angola aumentou a quantidade de moeda estrangeira vendida ao mercado a fim de satisfazer de forma mais adequada a procura que se tem verificado no país, afirmou recentemente na cidade de Lubango o vice-governador do banco central.

 Gualberto Lima Campos, depois de recordar que o aumento da venda de divisas decorreu de uma decisão da Comissão Económica do Conselho de Ministros, disse que a medida do Banco Nacional de Angola visou reduzir os efeitos negativos da ausência de moeda estrangeira sobre a economia real.

 O vice-governador, que falava no I Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento da Huíla, “Investhuíla”, dis-se que no decurso de 2015 o Banco Nacional de Angola procedeu já a duas desvalorizações discretas do kwanza, a moeda nacional, tendo a primeira, de 5,75%, ocorrido a 5 de Junho e a segunda, de 6,58%, tido lugar a 11 de Setembro.

 “O dólar está a ser cotado actualmente no mercado oficial a cerca de 135 kwanzas”, disse Lima Campos, de acordo com a agência noticiosa Angop.

 O BNA tem realizado leilões de venda de moeda estrangeira às casas de câmbio visando a normalização dos mercados primário e secundário de câmbios, em função da oferta de moeda para o público e a estabilidade das taxas de câmbio.

 O vice-governador disse também que os indicadores macroeconómicos disponíveis indicam que a economia de Angola está a atravessar um período de desaceleração mas afastou a hipótese de o país estar ou vir a entrar em recessão.