Banco Central sul-africano emite moeda comemorativa do centenário de Nelson Mandela

0
209

O Banco Central sul-africano (SARB na sigla em inglês) vai emitir uma série especial de notas  comemorativas do centenário do falecido Presidente Nelson Mandela, anunciou ontem a instituição.

 A nova série de notas bancárias comemorativas será reproduzida a partir da série de notas actualmente em circulação e vai contemplar uma nova moeda de R5 a emitir pela Casa da Moeda Nacional sul-africana. As novas notas comemorativas vão entrar em circulação no dia 18 de Julho, data do aniversário de Mandela, adiantou a instituição.

 “Nelson Mandela representa a melhor versão de nós próprios como sul-africanos. A actual série de notas bancárias sobre Mandela entrou em circulação em 2012”, disse o governador do banco central, Lestja Kganyago.

 “Valorizar o valor da moeda nacional é o nosso mandato enquanto que o nosso propósito é ser um bastião de integridade institucional, contribuindo para uma economia próspera e estável que sirva o bem estar de todos os sul-africanos, e tendo como guia os valores de Madiba”, afirmou.

 De acordo com o banco central, as notas e a nova moeda comemorativas vão circular em simultâneo com a actual série, adiantando que divulgará oportunamente a estampa gráfica da nova série Mandela. 

 O Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, assinala este ano a libertação de Mandela pelo anterior governo do Apartheid, no dia 11 de Fevereiro de 1990. O vice-presidente e líder eleito do ANC em Dezembro último, Cyril Ramaphosa, que acompanhou Mandela no dia em que este proferiu o seu primeiro discurso público à saída da prisão de Roben Island, participou ontem num serviço religioso na Catedral de São George, na Cidade do Cabo, para assinalar a data histórica.