Bafana venceu a Espanha Campeã Mundial e da Europa

0
51
Bafana venceu a Espanha Campeã Mundial e da Europa

A África do Sul colocou um ponto final na série de seis jogos consecutivos da Es-panha sem perder, já que o golo de Bernard Parker, na segunda parte, valeu aos anfitriões uma vitória prestigiante em Joanesburgo.

 No regresso ao palco do triunfo na final do Campeonato do Mundo de 2010, frente à Holanda, a "la roja" começou este amigável com dez elementos que participaram nessa fase final. No entanto, sem se impor durante largos períodos do encontro, a equipa de Vicente del Bosque sucumbiu a um chapéu de Parker sobre Víctor Valdés, aos 56 minutos, sofrendo o seu primeiro desaire desde a derrota por 3-0 na final da Taça das Confederações, frente ao Brasil, em Junho.

 Oupa Manyisa tinha dado o mote para a equipa de Gordon Igesund na primeira parte, com um remate de longe que desviou no defesa Sergio Ramos antes de acertar no ferro da baliza. Depois, Parker tentou a sua sorte de longe perante Iker Casillas – que foi titular nos visitantes –, que deteve o remate do avançado.

 A Espanha tinha prevalecido por 2-1 na Guiné Equatorial, no sábado, mas desta feita enfrentou um desafio mais exigente por parte de uma selecção sul-africana rápida e que quase inaugurou o marcador antes do intervalo, quando Bongani Khumalo, de cabeça, fez a bola passar a centímetros da baliza.

 Com a formação da casa a manter a intensidade após o intervalo, foi recompensada quando Thabo Matlaba cruzou para Kamohelo Mokotjo, que com um passe rasteiro assistiu Parker. Encarando Valdés, o chapéu do atacante do Kaizer Chiefs  apanhou o guardião desprevenido e fez o 1-0.

 A Espanha respondeu por intermédio de Andrés Iniesta e Álvaro Negredo, mas não conseguiram acertar no alvo.

 No outro extremo do campo, Pepe Reina – entrado para o lugar do lesionado Valdés – impediu a sua equipa de sofrer o segundo, a remate de Manyisa. Mais tarde, à beira do fim, o suplente Raúl Albiol teve hipótese para fazer o empate, no entanto o remate à queima-roupa do defesa foi desviado pelo guarda-redes Itumeleng Khune, dando ori-gem a festejos efusivos no Soccer City Stadium.