O representante em Angola do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Septime Martin, afirmou em Luanda que a instituição dispõe de cerca de 400 milhões de dólares para financiar projectos em infra-estruturas e promoção do sector privado em Angola.
No final de uma audiência concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, Septime Martin disse que a aplicação dos recursos dependerá das necessidades de Angola e dos resultados dos respectivos estudos de viabilidade.
De acordo com a agência noticiosa angolana Angop, o representante do BAD acrescentou que a instituição está actualmente a financiar projectos avaliados em 60 milhões de dólares, que vão desde a pesca artesanal, agricultura, ambiente, bem como ao nível do reforço de capacidade em termos de governação com os ministérios das Finanças e Planeamento.
“A criação de emprego passa pelas pequenas e médias empresas pelo que o nosso objectivo é criar um ambiente favorável para a promoção do sector privado e acesso ao crédito de forma que estas empresas possam competir”, disse Septime Martin.