Australiano Cadel Evans conquista volta à França em bicicleta

0
76
Australiano Cadel Evans conquista volta à França em bicicleta

Australiano Cadel Evans conquista volta à França em bicicletaO ciclista australiano Cadel Evans (BMC) confirmou ontem, domingo o triunfo na Volta a França, após a conclusão da última etapa, em Paris. O britânico Mark Cavendish (HTC) foi o vencedor do sprint nos Campos Elísios.

 Cumprindo a tradição, depois da vitória no contra-relógio de sábado, Cadel Evans teve direito a uma etapa tranquila no último dia, chegando à capital francesa integrado no pelotão. Evans manteve o avanço sobre os irmãos luxemburgueses Andy Schleck (1.34 minutos) e Frank Schleck (2.30), ambos da Leopard.

 A última etapa decidiu-se num “sprint” entre Cavendish, o norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) e o alemão Andre Greipel (Lotto). Mark Cavendish venceu  por pontos, o espanhol Samuel Sanchez (Euskatel) conquistou o prémio de montanha e o francês Pierre Rolland (Europcar) foi o melhor jovem.
 Cadel Evans torna-se o primeiro australiano a vencer a prova mais mítica do ciclismo mundial, que por duas vezes tinha terminado a prova na segunda posição. Com 34 anos, Evans é o terceiro ciclista mais velho a vencer o Tour, também já tinha sido o primeiro australiano a sagrar-se campeão do Mundo de fundo, em 2009.

 Os portugueses Sérgio Paulinho (81º da geral) e Rui Costa (90º) terminaram a prova integrados no pelotão.