Atletismo: Pedro Pichardo salta em Lisboa num evento mundial

0
82

  Lisboa será na próxima quinta-feira 9 de Julho, pelas 18h35 (19h35 hora da África do Sul), um dos oito palcos dos “Inspiration Games”, formato inovador da Liga Diamante.  O recordista de Portugal do triplo salto, Pedro Pablo Pichardo (com marca de 17,95 metros) irá competir no Estádio Universitário pela Selecção Europeia às 19h05 (20h05 na África do Sul). 

  Os adversários do triplo salto serão os americanos Omar Craddock (17,68 m) e Christian Taylor (18,21 m), que farão os seus seis ensaios nos EUA, em Walnut e Bradenton, respectivamente.

  Uma iniciativa inovadora no atletismo, com a Liga Diamante a colocar a elite mundial de oito disciplinas (três atletas por prova) a competir em simultâneo em sete locais diferentes de todo o Mundo, como se fosse no mesmo estádio: em Lisboa o palco de Pichardo será o Estádio Universitário, com Aubiére (França), Karlstad (Suécia), Papendal (Holanda), Califórnia, Flórida e Nova Iorque (EUA) a serem as restantes localidades.

  Os Inspiration Games, a incluir atletas que conquistaram 26 medalhas olímpicas, 36 em europeus e 62 em campeonatos mundiais, não substituirão a final da Liga Diamante em Zurique – entretanto cancelada devido ao Covid-19 – mas darão a alguns dos melhores atletas mundiais a oportunidade de regressar à competição, incluindo a lista de inscritos Shaunae Miller-Uibo (Bahamas), campeã olímpica de 400m, Allyson Felix (EUA), seis vezes campeã olímpica e o velocista tricampeão europeu Christophe Lemaitre (França). Já algumas das provas são pouco comuns, caso das corridas de 150, 300 e 3×100 m, em femininos, e 100 jardas masculinas.