Assembleia-Geral do Luso South African Benefit Trust

0
61

Decorreu na quinta-feira, 29 de Novembro, no salão nobre do Lar Rainha Santa Isabel em Albertskroon, Joanesbur-go, a assembleia-geral do Luso South African Benefit Trust. Desta reunião decorreu que o presidente do fundo português, criado nos anos 80 do século passado, pediu a exoneração do cargo, por motivos de saúde e por estar de partida para Portugal.

 A reunião não obteve quorum para se poder realizar. Segundo os estatutos do fundo, seriam necessários 51% do total de titulares do fundo para se realizar a votação de novos corpos dirigentes.

 Como não houve quorum, a reunião ficou agendada para dia 10 de Dezembro no Lar Santa Isabel pelas 18h30, respeitando os estatutos de nova reunião ter de ser agendada não menos do que sete dias da primeira nem mais do que 21 dias.

 Na reunião de quinta-feira, Adriano Leão deu as boas-vindas a todos e agradeceu o apoio e incentivo que teve ao longo dos anos que ocupou o cargo de presidente do Luso Trust Fund. “Por motivos da minha saúde, infelizmente, vou ter que abandonar o cargo. Quero agradecer-vos por tudo, todo o apoio e incentivos que obtive de vós ao longo deste meu mandato. Com efeito imediato, deixo o lugar de presidente e temos agora que proceder a eleições para os novos corpos gerentes”, afirmou Leão.

 Ficou estabelecido, pelos actuais membros directivos, que Carlos Borges assumia o cargo de presidente, interinamente, até novas eleições se realizarem.

 Seguiu-se um longo debate sobre a necessidade de resolver o problema em mãos, o de não haver quorum.

 O comendador José Valentim propôs à mesa e a ser votada em assembleia uma moção para a reunião continuar, com os mesmos membros, para que o assunto pudesse ser tratado. Mas, ficou estabelecido que, segundo os estatutos do Luso Trust Fund, a reunião teria que ser remarcada para outra ocasião e que, voltando a não haver quorum nessa, a assembleia teria lugar na mesma com o número de membros presentes nessa reunião.

 O plenário foi encerrado por não haver mais assuntos em agenda.