Artur Barrio conquista Prémio Velázquez

0
97
Artur Barrio

Artur BarrioO artista português radicado no Brasil Artur Barrios foi galardoado com o Prémio Velázquez das Artes Plásticas 2011, no valor de 180 mil dó-lares (cerca de 125 mil euros), anunciou o Ministério da cultura espanhol.

 O Prémio Velázquez, considerado o Cervantes das Artes Plásticas, é atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha desde 2002 a candidatos propostos pelas academias de Belas Artes, museus de arte moderna e contemporânea, associações de críticos de arte e outras instituições vinculadas às artes plásticas.

 Nascido no Porto, em 1945, Artur Barrio vive no Rio de Janeiro, no Brasil, desde 1955. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro no final dos anos 1960 e foi um dos primeiros artistas a criar grandes instalações com composições de múltiplos elementos, valorizando, ao longo da carreira, as obras conceptuais e em performance, mais do que as imagens ou objectos. Nessa linha, tem procurado criar obras em matérias efémeros e precários, como o sal, sangue, café, pão, carne e papel higiénico.

 Uma das obras que criou intitula-se mesmo "Livro-carne", composto por um naco de carne cortado em forma de livro que se vai decompondo em frente aos olhos do público e tem de ser substituído ao fim de alguns dias.