Arte vai ter a sua 1.ª Feira Internacional online

0
60
Arte

Arte A primeira feira internacional de arte contemporânea exclusivamente online, intitulada VIP Art Fair, realiza-se em Janeiro do próximo ano em www.vipartfair.com.

 Com a duração de apenas uma semana, entre 22 e 30 de Janeiro, esta feira sem precedentes é uma iniciativa de um grupo de 12 galerias de arte contemporânea de vários países de quatro continentes, dos Estados Unidos à Austrália, passando pelo Reino Unido, Grécia, China e Japão, bem como pela China, Japão e Coreia do Sul.
 O objectivo é que os coleccionadores de arte possam ter acesso a obras de arte de artistas aclamados pela crítica e a possibilidade de estabelecer contacto directo com negociantes de arte de renome inernacional a partir de qualquer local do mundo e sem sair de casa, através de mensagens instantâneas, skype e telefone.

 O site da feira utilizará tecnologia que altera a forma como as obras de arte são vistas, porque as apresenta relacionando-as com outras obras de arte à escala da figura humana e dá aos visitantes mais curiosos a possibilidade de ampliarem as imagens para examinar pormenores da superfície de uma pintura, observar diversos ângulos de uma peça tridimensional e ver vídeos de um trabalho multimédia.
 Além disso, as galerias fornecerão grande quantidade de pormenores sobre obras e artistas, incluindo biografias, ensaios incluídos em catálogos, filmes e entrevistas dos artistas e informação que inte-ressa aos coleccionadores.
 Os galeristas terão ao seu dispor a hipótese de providenciar o acesso online ao acervo da sua galeria, mostrando obras aos seus clientes em tempo real, em salas privadas especialmente criadas para o efeito no ecrã do computador dos clientes.

 As visitas guiadas online estarão no centro da experiência da VIP Art Fair, podendo os vi-sitantes escolher de entre um vasto leque de percursos, que incluem o das obras de arte patentes e também o criado por coleccionadores, críticos e curadores das galerias participantes
 “Para qualquer pessoa com paixão pela arte, a VIP Art Fair é uma experiência transformadora: promove toda a excitação das feiras de arte mundiais em conjunto com a conveniência e a personalização da Internet”, disse James Cohan, cofundador deste projecto inovador em colaboração com Jane Cohan, Jonas Almgren e Alessandra Almgren, citado num comunicado da organização.
 “Convidámos as mais prestigiadas galerias internacionais, tanto as clássicas como as emergentes, para se juntarem para um evento online, criando uma comunidade virtual que permitirá aos coleccionadores, curadores e ao público aceder a galerias de renome e conhecer os seus artistas, tudo com inigualável facilida-de e absoluta discrição”, acrescentou o responsável.

 As 12 galerias fundadoras são: David Zwirner (Nova Ior-que), Galerie Max Hetzler (Berlim), White Cube (Londres), Gagosian Gallery (Nova Iorque, Londres, Beverly Hills, Roma e Atenas), Gallery Koyanagi (Tóquio), Hauser & Wirth (Zurique, Londres e Nova Iorque), Anna Schwartz Gallery (Melbourne e Sydney), Xavier Hufkens (Bruxelas), Fraenkel Gallery (San Francisco), Kukje Gallery (Seul), Sadie Coles HQ (Londres) e James Cohan Gallery (Nova Iorque e Xangai).
 A este grupo, juntar-se-ão como participantes na VIP Art Fair outras galerias internacio-nais de arte contemporânea. A lista completa será divulgada no próximo Outono, indica a organização.

 Depois de se registarem e pedirem antecipadamente um convite, navegar pela feira será gratuito mas, para ter acesso às funções interactivas, os visitantes deverão adquirir um VIP Ticket, que nos dias 22 e 23 de Janeiro custará 100 dólares e depois custará 20 dólares.