Arquitecto português desenha torre residencial em Nova Iorque

0
44
Arquitecto português desenha torre residencial em Nova Iorque

O arquitecto Álvaro Siza Vieira foi contratado para desenhar uma torre residencial em Nova Iorque, segundo o jornal The New York Times.

 A torre residencial terá cerca de 120 metros e ficará na esquina da Rua 56 com a 11ª avenida, no bairro de Hell’s Kitchen, conhecido pela alta concentração de bares e restaurantes.

 O projecto, que será o pri-meiro do arquitecto português nos Estados Unidos, é uma encomenda da empresa Su-maida and Khurana, que comprou a localização no início do ano ao político e empresário John Catsimatidis.

 O português torna-se assim o último arquitecto de renome internacional a juntar o seu nome a uma lista de arquitectos célebres que deixaram a sua marca na cidade, como Frank Lloyd Wright ou Frank Gehry.

 "Promotores imobiliários que estão dispostos a pagar somas estratosféricas por novas construções tendem a escolher arquitectos com algum poder de estrela", escreve o The New York Times, sem indicar quando começa a construção.

 Junto com Souto Moura, o arquitecto foi autor de uma ins-talação chamada Jangada de Pedra que esteve em exibição no mês passado no Kennedy Center, em Washington, durante uma mostra de cultura ibérica.

 Siza Vieira, que venceu o prémio Pritzker de Arquitectura em 1992 e o Golden Lion em 2012, é considerado o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Já este ano, venceu o Prémio In-ternacional Archdaily "Building of the Year 2015".