Árbitra Vanessa Gomes vai ser a primeira mulher nos campeonatos profissionais

0
110

  A árbitra Vanessa Gomes, que actua desde 2007 no futebol feminino, foi assistente no Estoril Praia-Arouca de quinta-feira, de arranque da II Liga masculina, tornando-se a primeira mulher a arbitrar nos campeonatos profissionais portugueses.

  Nascida em 1987, Vanessa Gomes foi a primeira árbitra assistente da história do futebol profissional masculino em Portugal, depois de 13 anos como árbitra, mantendo-se também no futebol feminino, segundo a nomeação revelada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  Filiada na Associação de Futebol de Lisboa, é internacional e figura agora na categoria AAC2, que permite ser assistente na II Liga, ao lado de outras duas mulheres, que poderão ser chamadas em 2020/21 para jogos: Cátia Tavares e Olga Almeida.

  Na categoria C4 estão duas árbitras de campo, Catarina Campos e Sílvia Domingos, que poderão vir a arbitrar as competições masculinas do Campeonato de Portugal, terceiro escalão nacional, e a Liga Revelação, principal prova nacional sub-23.

  Vanessa Gomes integra a equipa de arbitragem liderada por João Malheiro Pinto, que inclui ainda Ricardo Luz (assistente) e o quarto árbitro André Pereira.

  A psicóloga de formação faz história em Portugal, cujos campeonatos profissionais masculinos seguem as ‘pisadas’ de outros países, como a Alemanha, que desde há três anos nomeia Bibiana Steinhaus para jogos da Bundesliga.