Apoio internacional a Moçambique deverá ultrapassar 580 milhões de dólares em 2014

0
55
Apoio internacional a Moçambique deverá ultrapassar 580 milhões de dólares em 2014

Os compromissos assumidos pelos parceiros do apoio programático (G20) de Moçambique para 2014 ascendem até à data a 580 milhões de dólares, numa altura em que quatro países – Noruega, Finlândia, Reino Unido e Portugal – ainda não anunciaram o montante das respectivas ajudas.

 Do montante prometido, 310 milhões de dólares serão canalizados sob a forma de apoio ao Orçamento do Estado, enquanto os restantes 270 milhões de dólares se destinam ao financiamento de programas sectoriais.

 O matutino Notícias, de Maputo, escreveu que admitindo que a contribuição total dos quatro países que ainda não se pronunciaram ficará próxima da de 2013, o governo de Moçambique deverá vir a receber mais 90 milhões de dólares de ajuda.

 Esta informação foi prestada em Maputo, durante o acto da entrega, pelos parceiros de cooperação internacional ao governo, das cartas de compromisso da ajuda para 2014, numa cerimónia presidida pelo vice-ministro das Finanças, Pedro Couto.

 Na ocasião, o embaixador da Dinamarca, Mogens Pedersen, que falou em representação de todos os parceiros, salientou que a contribuição é feita numa altura em que os países contribuintes se encontram numa situação económica particularmente difícil.

O embaixador que falava na qualidade de presidente cessante do triunvirato do G20 referiu que, apesar das dificuldades financeiras, o apoio a Moçambique registou um aumento de cerca de 10% em 2012, o que reflecte um forte compromisso dos parceiros para com o desenvolvimento do país.