APF de Vanderbijlpark uma colectividade dimensionada para o desporto e cultura

0
82
APF de Vanderbijlpark

APF de Vanderbijlpark A Associação Portuguesa de Futebol Cultura e Recreio de Vanderbijlpark, mais conhecida por APF ou “The Portugue-se Club of Vanderbijlpark”, tem vindo a receber largas alterações e melhoramentos que têm transformado em muito a sua fisionomia, obras essas que começaram pouco depois da nova Direcção ter sido eleita em Março de 2008.

 O impulso transformador em muito se deve a alguns elementos associativos que não se têm poupado a esforços para que esta Associação bem Portuguesa se apresente em novos moldes, modernos e requintados.
 As imagens falam por si e são prova mais do que evidente do esforço da actual Direcção e de alguns sócios que verdadeiramente têm a Colectividade no coração.

Obras no pavilhão desportivo

 Para começar, a primeira obra que se fez foi aterrar o grande poço que existia ao fundo do pavilhão de jogos e desfazer o palco que serviu de local para muitos e memoráveis eventos.
 Certo que em tempos passados, o palco deu grande valor à APF pois foi nele que se fizeram passagens de modelos, teatro, concertos que pertencem à memória do tempo.
 No entanto, com o desuso, o palco estava a criar uma situação de perigo  que poderia resultar a todo o momento em catástrofe.
 Hoje, o local serve para que os desportistas aqueçam e se preparem antes de entrarem em campo para praticar o seu desporto.
 O pavilhão da APF está preparado para a prática dos mais variados tipos de des-portos tais como hóquei em patins, hóquei em campo, basquetebol, futsal e artes marciais

 Recentemente, a APF foi palco dos campeonatos internacionais de Judo, tendo an-teriormente albergado o campeonato do mundo B de hóquei em patins, Campeonato Nacional de hóquei da África do Sul e muitas outras competições.
 O recinto também é usado para grandes festas e concertos musicais.
 Os balneários, que estavam já bastante degradados e sem condições apresentáveis, fo-ram também totalmente remodelados.
 Atletas locais e visitantes bem como os elementos de arbitragem servem-se agora de magníficas e condizentes facilidades que incluem novos esquentadores para água, es-pecialmente úteis nos meses de Inverno

Parque de estacionamento

 No exterior procedeu-se à pavimentação do parque de estacionamento o que eliminou o pó que se entranhava nos veículos estacionados. 
 O “parking” da APF apresenta-se agora amplo, seguro e com capacidade suficiente para acomodar largas dezenas de carros.

Cultura e desporto

 Para além da cultura e de procurar manter as raízes com a tradição portuguesa, a APF não descura o ensinamento da Língua portuguesa.
 No desporto, o pavilhão serve para várias modalidades desportivas, entre elas o futebol de salão, o basquetebol, o judo e evidentemente o hóquei patinado.
APF para a juventude

 A APF vive para a juventude.  Procura-se com os melhoramentos já feitos e ainda com os que se concluirão, criar uma atmosfera e ambiente condutivos a que a juventude do Vaal Triangle ( e não só ), venha à APF e que passe a sua vida de lazer na colectividade, em vez de o fazer em ambientes e locais menos propícios ou recomendáveis.
 Com a prática do desporto, em especial, a APF pretende aliar o útil ao agradável, ou seja, atrair também os pais e demais familiares dos atletas, para lhes render suporte mo-ral e também para que participem em convívio mútuo.

Jovem Direcção

 A APF tem de momento à sua frente uma Direcção jovem e dinâmica, que funciona como uma turma coesa e uníssona.
 Os membros da Direcção têm a suas tarefas distribuidas entre si e portanto cada qual sabe quais são as suas responsabilidades.
 Para a APF é extremamente importante dar continuidade à obra dos mais velhos pois se isso não acontecer, todo o trabalho e esforço empreendidos terão sido em vão.
 Espera-se que a gente nova se interesse pelo clube e continue por muitos e largos anos esta obra que nasceu com um punhado de Portugueses que quiseram continuar as tradições da sua Pátria amada.

 Com especial relevo, há que mencionar o trabalho desenvolvido pela Direcção da Comissão de Festas, dirigida e composta por um grupo de senhoras que se dedicam de alma e coração à colectividade.
 São elas que mantêm a APF viva e vibrante com a organização de eventos, como celebrações do dia da mãe e dia do pai, tardes dançantes, etc., que invariavelmente enchem o salão de festas.
 A trabalhar juntamente com o presidente da Direcção, existe uma Comissão Executiva, encarregada dos melhoramentos e obras que se têm feito no clube.
 Fazem parte da Comissão Executiva vários empresários estabelecidos na área do Vaal Triangle e que têm sido os impulsionadores gigantes das obras executadas. 
 Estes empresários dedicam grande parte do seu tempo privado e de negócios à APF.
 Tem sido com a sua desinteressada contribuição financeira e material que as obras estão feitas.
 Claro que ainda há mais para construir e melhoramentos a concluir mas pode-se dizer com toda a certeza que o mais necessário e urgente já está feito, para bem de todos que queiram frequentar este cantinho tão Português.
 A APF tem todo o prazer, honra e orgulho em receber todos, Portugueses ou de qualquer outra nacionalidade, que queiram passar bons momentos na companhia fa-miliares e de amigos .

 A APF está a crescer, tanto em estrutura como em estatura. Sócios e simpatizantes frequentam cada vez mais a Associação que prima por ser um baluarte Português na África do Sul.
 A colectividade apela a todos para que apoiem esta grande iniciativa dos Portugueses radicados na África do Sul pois é com a ajuda de todos que as portas do clube se mantêm abertas.
 Os dirigentes da APF contam com a ajuda de todos e estão certos de que os visitantes, sócios ou não, encontrarão sempre na APF razão para se sentirem confortáveis nas magníficas instalações.
 Uma das mais importantes actividades desportivas é sem dúvida o hóquei em patins. 

 A APF prestigia-se de ter, ao longo de várias décadas, equipas de Iniciados, Juvenis, Júniors e Séniores, tanto masculinas como femininas, que se têm distinguido nos anais desportivos não só na África do Sul mas também internacionalmente.
 Os seus atletas são o orgulho da Direcção e merecem todo o apoio dos adeptos da APF de Vanderbijlpark.