Ano de Portugal leva cultura lusa ao metro de São Paulo no Brasil

0
53
Ano de Portugal leva cultura lusa ao metro de São Paulo no Brasil

O Ano de Portugal no Brasil está a levar em Novembro parte da história e da cultura portuguesas ao metro de São Paulo, com exposições e concertos em três estações: Artur Alvim, Corinthians-Itaquera e Paraíso.

 Na estação Paraíso, o grupo brasileiro ‘Cia. Batta’ apresentou o espectáculo “Sambas e Fados”, com canções de artistas icónicos, como Tom Jobim e Amália Rodrigues, e leituras de textos dos poetas Fernando Pessoa e Caio Fernando Abreu.

 De um lado, a correria habitual dos quatro milhões de moradores de São Paulo que passam diariamente pelo metro, do outro, os ritmos do fado e do samba, intercalados com as leituras de poesias.

 Alguns dos apressados paravam para ouvir canções e

outros passageiros que abandonavam a rotina para ficar na apresentação.

 “Eu estava a voltar do médico e não sabia sobre este ‘show’, mas parei para acompanhar”, afirmou a contabilista Bianca de Carvalho, 31 anos, frequentadora diária daquela estação.

 Neta de um português, Bianca de Carvalho contou que nunca viajou para Lisboa, mas que cresceu ouvindo o cantarolar do fado.

 “É excelente poder parar um pouco o nosso ritmo com boa música”, afirmou, para em seguida cantar e dançar.

 Ao lado da apresentação, um espaço com painéis expõe as influências da cultura portuguesa na brasileira, com representações de alimentos, festas populares e literatura. A mostra também aborda as diferenças linguísticas entre os dois países, as novelas exportadas pelo Brasil para Portugal e filatelia.

 “É muito interessante, não sabia que o Carnaval tinha vindo de um costume português, nem que o barreado, um prato [de carne bovina] tão apreciado no sul brasileiro, já existia na Europa”, afirmou o professor José Divanil Sposito Berbel, de 58 anos.

 O professor, que estava a caminho da universidade em que trabalha, disse ter-se lembrado da sua viagem a Lisboa, no ano passado, ao caminhar pela exposição.

 Na estação Artur Alvim, do metro de São Paulo, a mostra tem como enfoque os sabores de Portugal, com representações de símbolos como o bacalhau e o pastel de Belém, e a religiosidade dos portu-gueses.

 Na estação Corinthians-Itaquera, o assunto principal é o turismo, com representações de Lisboa, Algarve e Ilha da Madeira, e o futebol, com painéis de brasileiros que fizeram fama em Portugal com o desporto, como Deco, Liédson e o seleccionador Luiz Felipe Scolari.

 As exposições foram promo-vidas pela Companhia do Me-tro e pelos Correios.