Angola, Moçambique e Guiné-Bissau passam à fase de grupos para o Mundial2022

0
71

  A selecção de futebol de Angola qualificou-se na terça-feira para a fase de grupos africana de apuramento para o Mundial2022, após afastar a Gâmbia com duplo triunfo.

 Depois de se ter imposto por 1-0 na primeira ‘mão’, os ‘palancas negras’, treinados pelo português Pedro Gonçalves, voltaram a ser mais fortes, ganhando por 2-1.

 Geraldo inaugurou o marcador, aos 41 minutos, Ceesay ainda igualou aos 66, deixando a Gâmbia a um golo da passagem, mas os anfitriões sossegariam dois minutos depois, aos 68, quando Fábio Abreu, jogador do Moreirense, sentenciou.

 Angola é 122.ª no ranking da FIFA, enquanto a Gâmbia é 161.ª.

 Angola junta-se a Moçambique, que repetiu o triunfo sobre as Ilhas Maurícias, agora por 2-0 depois do 1-0 fora

 Também na terça-feira, a Guiné-Bissau confirmou o favoritismo e atingiu a fase de grupos de qualificação africana para o Mundial2022 de futebol, após novo triunfo sobre São Tomé e Príncipe, agora por 2-1.

 Os são-tomenses ainda assustaram, quando Iniesta igualou a eliminatória, ao inaugurar o marcador, aos 11 minutos, respondendo assim ao triunfo por 1-0 dos guineenses fora, com golo do maritimista Nanu.

 Mas, os pupilos de Baciro Candé não vacilaram e deram a volta ao resultado, com um ‘bis’ de Joseph Mendes, avançado dos franceses do Ajaccio, que marcou aos 66 e 77 minutos.

 Em 185.º do ‘ranking’ FIFA, São Tomé e Príncipe averbou a 11.ª derrota consecutiva, enquanto a Guiné-Bissau, 123.º, conseguiu o segundo triunfo seguido, depois oito encontros sem vencer e de ter interrompido em São Tomé um ci-clo de três desaires.

 O trio lusófono qualificou-se com o mesmo registo de dois triunfos.