Angola: Governo anuncia mil milhões de dólares para agro-indústria

0
176
Angola

AngolaO primeiro ministro angolano anunciou em Luanda que o Governo tem disponíveis mais de mil milhões de dólares (768 milhões de euros) para a criação de pólos agro-industriais em Angola.

António Paulo Kassoma anunciou esta verba no arranque da Conferência Nacional da Agricultura, que decorreu em Luanda sob o lema “Produção alimentar e combate à fome, uma prioridade de primeira linha”. Ao lançar como base para a criação de novos pólos agroindustriais, Paulo Kassoma apontou para a estratégia agrícola do executivo “as iniciativas privadas de criação de pólos agrícolas ou ampliação das existentes tendo em conta o programa do Governo de promoção e desenvolvimento do agro-negócio”.

Com estes investimentos, o primeiro ministro apontou como meta o envolvimento de mais de dois milhões de pessoas neste esforço nacional de desenvolver o sector agrícola e agro-pecuário, deixando de ter como base a subsistência para um modelo generalizado de obtenção de lucro. A agricultura tem sido apontado pelo executivo de Luanda como um dos sectores prioritários no esforço nacional de diversificação da economia angolana, ainda muito dependente do petróleo e dos diamantes, tendo, entre 2006 e 2008, crescido, em contrib ição para o PIB angolano, de 7,3 para 8,2 por cento, segundo dados do Banco Mundial.