Angola financia electrificação em São Tomé e Príncipe

0
107
Angola financia electrificação em São Tomé e Príncipe

A construção de uma linha de transporte de energia eléctrica, projecto estimado em 5,3 milhões de dólares, teve início em São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé o ministro são-tomense das Obras Pública e Recursos Naturais, Fernando Manquego.

 Financiada ao abrigo de uma linha de crédito concedida por Angola, a obra destina-se a transportar energia da central de Santo Amaro, do distrito de Lobata, para a central do distrito de Água-Grande, na capital de São Tomé e Príncipe.

 A empreitada contempla ainda a construção de duas sub-estações para distribuição de energia na região suburbana e melhorias na rede da Empresa Nacional de Agua e Electricidade, acrescentou o ministro.

 Adjudicada a uma empresa portuguesa, a construção da linha de transporte visa melhorar o actual panorama do abastecimento de energia eléctrica à capital de São Tomé e Príncipe e a outras localidades, onde são frequentes os cortes devido à sobrecarga na rede de distribuição.

 Além das centrais de Santo Amaro e de Água-Grande, a ilha de São Tomé dispõe ain-da da central privada de Bobo-forro de gestão italiana, produzindo um total de 13 me-gawatts, considerado insuficiente para abastecer a ilha principal do arquipélago.