Angola é o país com que Portugal regista maior excedente comercial

0
107
noticias_bandeira_angola.jpg

Angola é o país com que Portugal registou em 2011 o maior excedente comercial e Espanha é aquele com que registou o maior défice, de acordo com dados segunda-feira divulgados em Lisboa pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 Em 2011, o saldo da balança comercial de bens entre Portugal e Angola foi positivo em 1 159 milhões de euros e já em 2010 Angola tinha sido o parceiro mais vantajoso para o comércio português, tendo proporcionado um excedente de 1 351 milhões de euros.
 A quebra registada ficou a dever-se, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, “quase exclusivamente devido ao agravamento” no saldo das trocas de combustíveis.
 O segundo maior excedente de Portugal é com França (1 132 milhões de euros), seguindo-se os EUA (400 milhões de euros).
 Do lado negativo, quase metade do défice comercial português explica-se pelas relações comerciais com Espanha (7 717 milhões de euros).
 Outros países com os quais Portugal tem défices comerciais relevantes são a Itália (1 535 milhões de euros), Nigéria (1 452 milhões de euros – as exportações portuguesas para a Nigéria são quase residuais mas as importações, sobretudo de petróleo, são substanciais) e a Alemanha (1 368 milhões de euros).